A Prefeitura de Maringá fechou o cerco contra motocicletas irregulares e os problemas urbanos que elas causam. Entre os principais, a perturbação do sossego e a poluição sonora. Desde janeiro deste ano, 1.152 motociclistas foram multados na cidade por irregularidades nos escapamentos de motos.
O levantamento é da Secretaria de Mobilidade Urbana e contabiliza dados da fiscalização no trânsito até o último dia 10. No mesmo período do ano passado, foram registradas 405 autuações dessa natureza, conforme a pasta.
“A utilização de escapamentos adulterados é ilegal e prejudicial, causando desconforto, riscos à saúde e afetando a rotina das pessoas. Maringá é uma referência regional em saúde, o que torna urgente o combate a esse tipo de infração, que também pode ser caracterizada como crime ambiental”, explica o secretário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Delegado Luiz Alves.
De acordo com o secretário, a fiscalização conta motos com irregularidades visa promover um trânsito mais seguro e garantir o bem-estar coletivo.
“Há uma demanda crescente da população por um ambiente urbano mais silencioso e seguro. A fiscalização ganhou força justamente por refletir esse apelo social. Estamos atentos e intensificando nossas ações para atender a esse pedido coletivo”, completa o delegado Luiz Alves.
Motocicletas irregulares em Maringá
Das motocicletas autuadas neste ano, 60 circulavam nas ruas de Maringá com escapamento em desacordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito, 1.056 rodavam com descarga livre, ou seja, com o sistema de escapamento modificado ou sem silenciador, e 36 tinham silenciadores defeituosos ou inoperantes.
Dependendo da situação, o veículo pode ser liberado com prazo de 15 dias para regularização ou, em casos mais graves, removido ao pátio credenciado. O levantamento da Secretaria de Mobilidade Urbana aponta, ainda, que 87 motos foram recolhidas. Nesses casos, o veículo só é liberado após o proprietário resolver a irregularidade e quitar eventuais débitos. Caso a regularização não ocorra no prazo legal de 90 dias, a motocicleta pode ir à leilão.
A multa para quem utiliza escapamento irregular e barulhento é considerada infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.