As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 55,7% de execução, de acordo com novo relatório divulgado nesta quarta-feira (14). A construção da histórica ponte que liga o município à cidade de Matinhos vai ganhando forma, e é possível visualizar o avanço da estrutura de sustentação e da pista avançando sobre a baía nas proximidades de Guaratuba.
Segundo o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o prazo de entrega da Ponte de Guaratuba segue mantido: abril do ano que vem.
“Essa é uma obra que terá aproximadamente 10 mil toneladas de aço, o que equivale à Torre Eiffel, sendo edificada em uma obra fantástica aguardada há mais de 40 anos em Guaratuba”, destaca.


Para a infraestrutura, seguem em andamento a concretagem de estacas no trecho estaiado, que receberá a estrutura metálica do desenho da ponte, e no trecho pré-moldado. Ao todo, serão 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
O avanço das obras também se deu com a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao acumulado de 81 estruturas fabricadas e 65 lançadas. Já no trecho pré-moldado, o boletim aponta que houve a continuidade do lançamento de placas pré-moldadas de concreto, também conhecidas como pré-lajes sobre as vigas longarinas, onde posteriormente acontecerá a consolidação da laje para a pista aos veículos e ciclistas.

Obras na Ponte de Guaratuba
Demanda histórica de moradores e turistas que visitam o Litoral do Estado, as obras da Ponte de Guaratuba tiveram início em outubro de 2023. De acordo com o projeto, a estrutura terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
O investimento total na obra é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução. O Governo do Estado estima que a conclusão das obras ocorra em abril de 2026.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.