Cerca de 11 toneladas de resíduos foram recolhidas durante um mutirão de limpeza na Ilha do Mel, realizado neste sábado (4). A ação, organizada pela comunidade local com apoio da Portos do Paraná, reuniu nativos, moradores e visitantes em um esforço conjunto de preservação ambiental.
A Ilha do Mel é o segundo ponto turístico mais visitado do Estado e enfrenta desafios constantes com o acúmulo de lixo gerado por visitantes e trazido pelo mar.
Foram encontrados materiais como garrafas, isopor, redes de pesca, móveis, eletrodomésticos e outros objetos descartados nas praias da Ponta Oeste, Fortaleza e Brasília. Além dos resíduos trazidos pelas marés, o mutirão recolheu grandes objetos e eletrônicos guardados por moradores para o descarte adequado.
Roberto Santana Gonçalves, de 65 anos, morador da Ilha, acompanhou a evolução da consciência ambiental na ilha. “Trinta anos atrás, a gente enterrava o lixo, não tinha essa visão ambiental. Hoje mudou, a maioria está bem consciente. Quase 70 pessoas estão participando”, contou Gonçalves, uma das lideranças do mutirão.
A Portos do Paraná forneceu embarcação, luvas, sacolas e sacochilas aos voluntários. Equipes da Diretoria de Meio Ambiente e da empresa Cia Ambiental também participaram da coleta, que durou todo o dia.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.


