
Nossa Senhora do Rocio é reconhecida como Padroeira do Paraná
A lei, que também estabelece 15 de novembro como o Dia da Padroeira do Paraná, foi sancionada e publicada nesta semana pelo Governo do Estado.
A santa Nossa Senhora do Rocio foi reconhecida como Padroeira do Paraná. A lei, que também estabelece 15 de novembro como o Dia da Padroeira do Paraná, foi sancionada e publicada nesta semana pelo Governo do Estado.
A devoção em torno de Nossa Senhora do Rocio tem origens em 1648, considerada uma das mais antigas do Brasil. Em 1977, o Paraná se tornou o primeiro estado brasileiro a ter uma padroeira reconhecida oficialmente pelo Vaticano, por meio do Papa Paulo VI.
Para o deputado estadual Anibelli Neto (MDB), autor da iniciativa, o reconhecimento consolida a santa não apenas do ponto de vista religioso, mas também no plano civil.
“Na questão da Padroeira do Paraná, existia o decreto papal. Entretanto, não havia uma legislação em vigor. Por exemplo, no caso de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, existe um decreto papal e a legislação nacional. Por esse motivo, nós tentamos regularizar essa situação para oficialmente reconhecer Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Paraná e acrescer a data ao calendário de eventos oficiais do Estado”, explica.
Neste ano, a Festa de Nossa Senhora do Rocio chega à sua 212ª edição. A programação inclui missas, romarias, shows e a tradicional Procissão Solene pelas ruas de Paranaguá, no Litoral.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.