No primeiro semestre de 2025, 80,4 mil motoristas tiraram a primeira habilitação no Paraná, alta de 14% em relação ao mesmo período de 2024. Ao todo, 5,8 milhões de motoristas têm cadastro ativo no estado, segundo o Detran-PR.
Para o presidente do órgão, Santin Roveda, o aumento de condutores habilitados representa o resultado de um trabalho contínuo de qualificação, educação e rigor técnico no processo de formação de motoristas em todo o estado.
“A marca de 80 mil novos condutores reflete a eficiência de políticas públicas voltadas para a educação para o trânsito e a modernização dos serviços oferecidos pelo Detran-PR, que têm facilitado o acesso e a qualidade da formação de condutores”, avalia.
Segundo o Detran-PR, o aumento de habilitações também pode estar ligado a fatores como o crescimento da frota, a expansão urbana, a demanda por oportunidades profissionais que exigem carteira de motorista, como o trabalho com aplicativos de transporte e em logística, e ainda a retomada de processos represados na pandemia.
O perfil dos condutores no Paraná mostra maior concentração na faixa acima de 50 anos (1,9 milhão). A maioria possui habilitação para carros (categoria B), com 2,7 milhões de registros, seguida da categoria AB (moto/carro), com 2,1 milhões.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.