As obras na Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 70% de execução, de acordo com relatório mensal do consórcio responsável pela mega estrutura.
A construção, que está entre as mais aguardadas pelos paranaenses, teve importantes avanços nos acessos viários, que ligarão a estrutura principal à PR-412, nos dois extremos da Baía de Guaratuba.
Os acessos da ponte foram projetados para garantir fluidez ao tráfego e integração com o novo sistema viário. O trecho de acesso ao lado de Guaratuba conta com cerca de 940 metros de obras e o lado de Matinhos possui aproximadamente 880 metros. A extensão total, com a ponte, é de 3,07 km.
“Vamos chegar ao fim do ano com obras aceleradas em todos os canteiros de trabalho e com um desenho cada vez mais completo da estrutura”, destaca Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística.
Entre os destaques do mês estão as contenções e o rebaixamento do morro no acesso a Caieiras, além de serviços de drenagem e terraplenagem no lado de Matinhos. Na parte estaiada, considerada a mais complexa, as torres principais estão prontas.

O relatório de obras ainda aponta que 58 das 64 estacas previstas já foram concretadas, além de 117 vigas longarinas pré-moldadas fabricadas, das quais 96 já foram instaladas. No trecho pré-moldado, seguem o lançamento de placas e a concretagem das lajes que receberão o pavimento final.
Obras na Ponte de Guaratuba
Demanda histórica de moradores e turistas que visitam o Litoral do Estado, as obras da Ponte de Guaratuba tiveram início em outubro de 2023. De acordo com o projeto, a estrutura terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
O investimento total na obra é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução. O Governo do Estado estima que a conclusão das obras ocorra em abril de 2026.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.