O Paraná vai ampliar a oferta de medicamentos gratuitos para saúde mental no SUS, a rede pública de saúde. Os fármacos são destinados ao tratamento de ansiedade, depressão e esquizofrenia, e devem reforçar a lista de remédios do SUS no próximo ano.
O anúncio foi feito pelo secretário da Saúde, Beto Preto, nesta sexta-feira (29), durante a XVI Jornada Paranaense de Psiquiatria, em Curitiba.
“Estamos investindo para garantir que mais paranaenses tenham acesso gratuito a medicamentos seguros e eficazes. Nosso objetivo é ampliar o cuidado, diminuir o sofrimento e oferecer mais dignidade às pessoas que enfrentam transtornos mentais”, afirma o secretário.
Segundo a Secretaria da Saúde, passam a ser ofertados escitalopram, sertralina e venlafaxina, indicados para tratamento de transtornos depressivos e de ansiedade, além da naltrexona, indicada para o tratamento da dependência ou transtorno por uso de álcool e opióides.
Já no componente especializado, foram incluídos o zuclopentixol e a paliperidona, destinados ao tratamento complementar da esquizofrenia e do transtorno esquizoafetivo.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.