Com o aumento de casos de sarampo em países da América do Sul, a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), decidiu nesta semana ampliar vacinação contra a doença no estado para a população de 20 a 29 anos e crianças que ainda não receberam a segunda dose do imunizante.
A medida preventiva foi adotada após a Bolívia, que faz fronteira com o Brasil, registrar um surto de sarampo. Também há risco de reintrodução da doença em território brasileiro pelas fronteiras com a Argentina e o Paraguai.
Mesmo sem registros da doença no Paraná há cinco anos, a ampliação da vacinação é necessária devido ao aumento de casos nos países vizinhos. O reforço vacinal terá como alvo a imunização de jovens e crianças.
Uma reunião entre representantes municipais, equipes de vigilância epidemiológica e atenção primária, além de integrantes da Divisão de Imunização da Secretaria da Saúde, ocorreu nesta sexta-feira (29), para alinhar estratégias da campanha de vacinação.
O Paraná lidera a lista de estados com a maior cobertura vacinal de tríplice viral em segunda dose, com 79,80%, à frente de São Paulo (79,50%), Distrito Federal (79,24%) e Minas Gerais (78,82%).
O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado, com reforço de atenção em área portuária, no litoral e em cidades de fronteira, como Foz do Iguaçu.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.