HomeGeralCidadesParaná encerra estado de alerta para síndromes respiratórias

Paraná encerra estado de alerta para síndromes respiratórias

O Paraná saiu oficialmente do estado de alerta para Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), instituído em junho pela Secretaria da Saúde. A medida durou 90 dias e foi encerrada após nova análise indicar redução significativa na circulação de vírus no estado.

Nas últimas quartos semanas epidemiológicas foram registradas 1.969 notificações e 41 mortes em decorrência de síndromes respiratórias em cidades paranaenses. Nas quatro semanas anteriores à resolução que institui o alerta, o estado somava 4.736 casos registrados e 323 mortes.

Segundo o secretário Beto Preto, apesar da gravidade da situação, que levou ao alerta, a estratégia adotada pela Sesa apresentou bons resultados.

“Tivemos diversos momentos tensos, mas podemos destacar que deu certo. O Paraná foi o único Estado do Sul e Sudeste que não entrou em estado de emergência em saúde pública por conta das síndromes respiratórias e devemos isso ao apoio dos municípios nas ações”, afirma.

Em todo o ano epidemiológico de 2025, o Paraná soma 1.436 mortes e 22.866 casos confirmados de SRAG.

De acordo com o Vacinômetro Nacional, já foram aplicadas 3,6 milhões de doses contra a Influenza no Paraná, o que representa 54,35% de cobertura nos grupos prioritários.

Após o período mais crítico da circulação dos vírus respiratórios, o Paraná inicia agora um novo momento na vacinação contra a gripe. O Ministério da Saúde deverá enviar 100 mil novas doses ao estado nas próximas semanas, destinadas exclusivamente aos grupos prioritários.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS