O Paraná tem a melhor avaliação da saúde pública do país. É o que aponta um levantamento nacional realizado pela Genial/Quaest e divulgado nesta segunda-feira (25). Segundo a pesquisa, 47% dos paranaenses consideram o atendimento positivo e 35% o classificam como regular.
“Esse resultado é fruto de muito trabalho, de uma política consistente de investimentos, planejamento e respeito ao cidadão. O Paraná mostrou que é possível oferecer saúde pública de qualidade mesmo diante de tantos desafios nacionais”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A pesquisa também mensurou a avaliação em saúde nos estados de Goiás (45%), Minas Gerais (35%), São Paulo (32%), Rio Grande do Sul (28%) e Rio de Janeiro (22%).
De acordo com a Secretaria da Saúde, uma das possíveis explicações para a boa avaliação da saúde pública estadual está na estratégia de regionalização dos atendimentos, com a ampliação e construção de novas unidades médicas, e o fortalecimento da rede de Atenção Primária.
Desde 2019, a Sesa investiu mais de R$ 500 milhões na reforma e ampliação de 1,2 mil postos de saúde, em 372 municípios.
A Quaest ouviu 12.150 pessoas em todo o Brasil entre os dias 13 e 17 de agosto. No Paraná, foram ouvidas 1.104 pessoas, com margem de erro de 3 pontos percentuais. O nível de confiabilidade das estimativas é de 95%.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.