HomeGeralCidadesParanaenses estão insatisfeitos com serviço de telefonia, aponta pesquisa

Paranaenses estão insatisfeitos com serviço de telefonia, aponta pesquisa

Mais de 51% dos consumidores paranaenses consideram que as informações sobre o funcionamento do seu plano de telefonia não são acessíveis e claras. A informação é do Procon-PR (Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) que ouviu 2,1 mil pessoas durante uma pesquisa entre os dias 18 e 19 de setembro.

O resultado apontou também que 76,8% dos usuários informaram já ter tido problemas com sua operadora de celular.

A pesquisa revela que apenas 16,8% dos usuários estão totalmente satisfeitos com a operadora contratada, enquanto 63,8% declaram estar apenas parcialmente satisfeitos e 19,4% afirmam estar insatisfeitos.

Segundo o Procon-PR, dos quase 100 mil atendimentos registrados em 2025 na plataforma consumidor.gov.br, cerca de 15 mil estão relacionados a problemas com operadoras de telecomunicações, incluindo telefonia, televisão por assinatura e internet.

“É importante que o consumidor fique atento e saiba que sempre que ele encontrar alguma irregularidade ou informação que não seja transparente, descumprimento de contrato ou cobrança indevida, ele pode utilizar a plataforma. Ela permite a interlocução direta entre consumidor e fornecedor e é um serviço oferecido pelo Procon-PR que pode ser acessado online. Tem um prazo de resposta de 10 dias e um índice de resolutividade de cerca de 80%”, explica a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano.

Entre as principais queixas dos consumidores na plataforma estão cobranças indevidas, tarifas por serviços não solicitados, cobranças após o cancelamento do contrato, ofertas não cumpridas, entre outras.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS