Cidades
Polícia alerta para o maus-tratos a animais no Paraná
Foto: PCPR

Polícia alerta para o maus-tratos a animais no Paraná

O Disque-Denúncia 181 recebeu mais de 11 mil registros sobre situações de maus-tratos no Estado, apenas no ano passado.

paranaportal - terça-feira, 22 de abril de 2025 - 14:37

Abril é o mês voltado à prevenção aos maus-tratos contra os animais. No Paraná, a Polícia Civil reforça o alerta que maltratar não se limita à agressão física. Deixar um animal sem água ou com comida adequada, exposto ao sol e à chuva também é crime.

De acordo com a legislação brasileira, qualquer ação ou omissão que cause sofrimento físico ou psicológico a um animal pode ser considerada maus-tratos. Isso inclui, por exemplo, manter o animal em ambiente insalubre, privado de alimentação, água, espaço adequado ou atendimento veterinário.

Casos de abandono, confinamento em correntes ou gaiolas por tempo prolongado e negligência com higiene e abrigo também são configurados como maus-tratos. Quando essas condições não são respeitadas, mesmo sem violência física, o tutor pode ser responsabilizado criminalmente.

Denúncias de maus-tratos no Paraná

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o Disque-Denúncia 181 recebeu mais de 11 mil registros sobre situações de maus-tratos no Paraná em 2024. No ano anterior, foram pouco mais de 9 mil.

As ocorrências formalizadas com base na Lei de Crimes Ambientais também aumentaram: de 2.105 casos em 2023 para 2.295 no ano seguinte. Esses números mostram que a população está cada vez mais atenta, mas também que o problema persiste.

A polícia orienta que qualquer pessoa que presencie maus-tratos deve denunciar. A comunicação pode ser feita diretamente pelo site da Polícia Civil, Delegacia Virtual de Proteção Animal | Polícia Civil do Paraná na aba de boletins de ocorrência, onde há um campo específico para casos envolvendo animais. 

“Quem preferir pode ligar para o número 181, do Disque-Denúncia, ou 197, da PCPR, sem necessidade de se identificar. Também é possível procurar presencialmente a delegacia mais próxima”, explica o delegado Guilherme Dias.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe