A primavera começa nos próximos dias, em 22 de setembro. Os cuidados com os seus olhos, no entanto, devem ter início desde já. Ocorre que a primavera, além da estação das flores, é também a estação na qual precisamos ter cuidados especiais com os nossos olhos, de acordo com o Dr. Marcelo Vilar, médico oftalmologista em Curitiba.
O especialista explica que setembro é caracterizado por ter dias mais secos e também por diferentes tipos de alergias oculares decorrentes da polenização das flores, que provocam coceiras, vermelhidão e inchaços, além da sensação de areia nos olhos.
Higiene ocular: Lave os olhos com água limpa ou solução salina para ajudar a remover o pólen e aliviar a irritação.

Limpe objetos. Recomenda-se que nessa época do ano seja feita a limpeza de cortinas, persianas, tapetes, cobertores de cama, capas de almofadas, entre outros. Esses itens podem acumular poeiras e ácaros ocasionando, algumas vezes, coceiras nos olhos, vermelhidão e desconforto visual.
Não coce os olhos. Esta prática, também mais comum na primavera, favorece o surgimento de uma alteração na estrutura da córnea denominada de ceratocone, tornando-a com formato cônico.
Umidifique ambientes. Para quem já possui quadros de olhos secos, essa é uma ação que deve ser realizada constantemente. A umidade relativa do ar fica baixa na primavera e a umidificação dos ambientes deve ser feita de forma artificial.
Evite contato com substâncias irritativas. É preciso tomar muito cuidado com poluição, produtos cosméticos, maquiagens, produtos de limpeza e qualquer outra substância que possa causar incômodos na sua visão.
O mais importante é que, ao persistirem sinais e sintomas de quaisquer condições acima, você deve procurar por um oftalmologista.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.