HomeGeralCidadesProjeto da UFPR oferta próteses 3D para animais

Projeto da UFPR oferta próteses 3D para animais

Um projeto de extensão está unindo a engenharia e a medicina veterinária para ajudar animais com deficiências físicas, em Curitiba. Quando perdeu parte da pata devido a um câncer, Gorda, uma galinha que foi resgatada por alunos, recebeu uma nova chance de se locomover com auxílio de uma prótese desenvolvida especialmente para ela por integrantes dos laboratórios de engenharia da UFPR – Universidade Federal do Paraná. 

Foto: Engenhar-MEC

A iniciativa já atendeu cachorros, gatos, um marreco e até uma ovelha, proporcionando mais qualidade de vida, e autonomia aos animais. O cachorrinho Bento, que nasceu com uma malformação em uma das patas, também recebeu um par de patinhas de roda, o que o ajuda a não desenvolver um problema na coluna vertebral. 

Com a divulgação da história de Bento nas redes sociais, novos casos começaram a ser encaminhados ao Hospital Veterinário da UFPR. Cada animal apresenta particularidades e demandas específicas. O processo começa com a moldagem, geralmente feita com atadura gessada. Em seguida, o molde é digitalizado e convertido em um arquivo tridimensional, sobre o qual a prótese ou órtese será modelada na impressão 3D. 

Chico é um cão da raça bulldog francês pertencente a uma estudante do curso de Engenharia Mecânica. Ele foi diagnosticado com hemivértebra, uma malformação congênita da coluna vertebral caracterizada pelo desenvolvimento incompleto de uma vértebra. Ele também ganhou uma prótese que o permite ter uma vida mais saudável.

Foto: Engenhar-MEC

Também chama bastante atenção a história da ovelha Vitória. Após ser atacada por um cão, sofreu uma mordida no pé que causou uma lesão nervosa, resultando em uma posição de flexão permanente. Com o membro virado para trás, o apoio constante gerava uma ferida na pele que não cicatrizava. A prótese foi adaptada e hoje ela consegue se movimentar sem se machucar.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS