Alunos vinculados ao Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção dos Estudantes, o chamado PROBEM, vão poder almoçar e jantar no Restaurante Universitário do Setor de Ciências Agrárias. A medida entra em vigor nesta terça-feira (15) e foi anunciada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No último domingo (13), a empresa fornecedora desistiu da licitação dos Restaurantes Universitários, em Curitiba.
A UFPR informou que vai disponibilizar transporte gratuito para os alunos se deslocarem até o Setor de Ciências Agrárias. A condução vai sair dos campi Central e Politécnico, a partir das onze e meia da manhã, para o almoço, e a partir das cinco e meia da tarde, para o jantar.
Conforme a instituição, essa medida é voltada exclusivamente aos estudantes em situação de vulnerabilidade social cadastrados. A UFPR garante que a interrupção do fornecimento de refeições nos Restaurantes Universitários, em Curitiba, é “temporária”. Para facilitar o acesso, é necessário preencher um formulário, que foi disponibilizado no site da universidade.
A UFPR também pediu, na Justiça, a suspensão do pagamento do saldo remanescente à empresa. A intenção é garantir os recursos para arcar com os direitos trabalhistas dos funcionários terceirizados.
Segundo a reitoria, a decisão da empresa de interromper o fornecimento de refeições foi “unilateral” e “sem o cumprimento dos prazos estabelecidos em contrato”. Nesta segunda-feira (14), a UFPR classificou a decisão como “intransigente e infundada”.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.