HomeGeralCidadesSecretaria da Pessoa com Deficiência entrega scooter elétrica adaptada para ampliar acessibilidade...

Secretaria da Pessoa com Deficiência entrega scooter elétrica adaptada para ampliar acessibilidade no Paço Municipal

Veículo permite que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida percorram as rampas e acessem as secretarias de maneira segura

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped), realizou nesta sexta-feira, 10, a entrega de uma scooter elétrica adaptada. O equipamento ficará disponível no térreo do Paço Municipal para uso de pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e idosos. O veículo garante acessibilidade, autonomia e inclusão no acesso aos serviços públicos.

A scooter elétrica adaptada foi adquirida com recursos repassados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná (Coede), em cumprimento à Deliberação Coede/PR nº 009/2024, destinada ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Maringá (CMDPD). A atuação do CMDPD foi fundamental para viabilizar a conquista do equipamento.

O prefeito Sílvio Barros destacou que a iniciativa representa um passo de inclusão e cidadania. “Quando conselhos e secretarias trabalham em parceria, fortalecendo as políticas públicas, unimos esforços e todos saem ganhando: os servidores, os cidadãos e a cidade como um todo”, afirmou.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio, ressaltou que o novo veículo representa um avanço na promoção da dignidade, cidadania e respeito. “A scooter adaptada não é apenas um equipamento de apoio, mas um símbolo do compromisso coletivo com a acessibilidade. Ela oferece autonomia e conforto a quem precisa, sem que dependam exclusivamente da assistência de terceiros. Nosso objetivo é aplicar de fato a inclusão”, afirmou.

A servidora da Secretaria de Urbanismo e Habitação, Roselene Bispo de Oliveira Sanches, explicou que o veículo adaptado representa mais autonomia e inclusão para os servidores PCDs. “Tenho paralisia na perna direita e não consigo subir escadas. Quando o elevador está em manutenção, dependo de alguém para me empurrar na cadeira de rodas até o terceiro andar. Com a scooter adaptada, ganho independência e mobilidade”, afirmou.

“Esse momento é muito importante, a servidora Roselene Sanches trouxe ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência a demanda de que os servidores PCDs precisam de um veículo adaptado, em dias que o elevador está em manutenção. Levamos o pedido para a Seped, que prontamente nos atendeu e buscou possibilidades para que essa scooter adaptada fosse entregue”, disse a presidente do CMDPD, Izabella Militão.

O servidor Sérgio Gonçalves Gardin, atendente da Secretaria de Urbanismo e Habitação, destacou a importância do veículo para o dia a dia dos servidores com deficiência. “O equipamento vai ajudar muito. Com a scooter, teremos mais autonomia e facilidade para exercer nossas funções”, pontuou.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS