Cidades
Veja fotos da 1ª noite de desfiles das escolas de samba no Carnaval de Curitiba
FOTO: Luiz Pacheco/FCC

Veja fotos da 1ª noite de desfiles das escolas de samba no Carnaval de Curitiba

As agremiações Leões da Mocidade, Enamorados do Samba, Deixa Falar, Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza brilharam na rua Marechal Deodoro

paranaportal - domingo, 2 de março de 2025 - 11:14

Milhares de pessoas assistiram a 1ª noite de desfiles das escolas de samba no Carnaval de Curitiba, no Centro, na noite de sábado (1º) e madrugada deste domingo (2). Com uma noite encalorada e de céu aberto, as agremiações Leões da Mocidade, Enamorados do Samba, Deixa Falar, Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza brilharam na rua Marechal Deodoro. 

Os blocos carnavalescos Afoxé, Púrpura, Boêmios e Madames, e o tradicional Rancho das Flores abriram a folia, antes das escolas do Grupo Especial iniciarem suas apresentações.

Entre os temas dos desfiles, as cinco escolas de samba homenagearam time de futebol, personagem literário e a própria cidade; ressaltaram práticas centenárias, como o benzimento e o aprendizado com passado a partir da sabedoria afro-brasileira.

Desfiles das escolas de samba no Carnaval de Curitiba

A Leões da Mocidade abriu os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial ao som do samba-enredo em homenagem ao centenário do Club Athlético Paranaense (completado em 2024).

A segunda escola a entrar na avenida foi a Enamorados do Samba que manteve o público animado com o enredo “Curitiba, Cidade Linda, tem Carnaval, Sim!”, uma declaração de amor à capital paranaense.

A apresentação representou a riqueza cultural da cidade com muitas cores e símbolos como a gralha azul, a araucária, a Ópera de Arame e Jardim Botânico. Também fizeram uma bela homenagem aos garis, fundamentais na limpeza da cidade, que impressiona tantos os turistas.

Em seguida, a Deixa Falar celebrou as benzedeiras, com o samba-enredo “Benzer, um ato de fé, um canto de liberdade, cura e amor”. Em uma apresentação grandiosa, contou com 500 participantes. Entre eles, presença de benzedeiras conhecidas na cidade, além de dezenas de esculturas.

A Mocidade Azul entrou na Marechal já na madrugada do domingo e usou muito brilho e criatividade para apresentar seu samba enredo “Sankofa”, um conceito afro-brasileira que significa “voltar atrás para buscar o que esqueceu”, com o objetivo de não repetir erros do passado.

Fechando os desfiles, a atual campeã do carnaval curitibano, a Acadêmicos da Realeza, ousou com um desfile em duas etapas para o samba-enredo “O Essencial é Invisível aos Olhos”.

Na primeira parte, o foco é o personagem literário Pequeno Príncipe, protagonista do livro de Antoine de Saint-Exupéry; na segunda, é contada a história de outro Pequeno Príncipe: o hospital infantil da cidade, referência internacional em atendimento.

Fotos

Para ver as fotos dos desfiles das escolas do Grupo Especial de Curitiba clique aqui e para ver as fotografias dos desfiles dos blocos clique aqui.

*Com SMCS

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe