O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, nesta quarta-feira (25), o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30%, e de biodiesel no diesel de 14% para 15%.
A medida entrará em vigor a partir do dia 1º de agosto e deverá permitir que o Brasil avance na autossuficiência e na redução do preço dos combustíveis. Estima-se que o preço do combustível pode cair até 20 centavos nos postos.
“A implementação reduz a dependência brasileira em combustíveis fósseis, diminuindo a necessidade de importações, principalmente, em um momento de incertezas no mercado global. As medidas também ampliam o uso de combustíveis renováveis produzidos no Brasil, fortalecendo a produção nacional e contribuindo, ainda, para a redução de emissões e o desenvolvimento econômico do país”, disse o Ministério de Minas e Energia.
A expectativa do Governo Federal com a mudança é de investimentos de mais de R$ 10 bilhões e a geração de 50 mil postos de trabalho.
Testes feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia apontam que o aumento mistura obrigatória de etanol na gasolina é seguro e pode ser adotado imediatamente sem causar danos aos veículos e consumidores.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.