Iniciativa visa impulsionar turismo e desenvolvimento econômico na região
O Governo do Paraná anunciou um complexo náutico para impulsionar o turismo na Ponte de Guaratuba.
A área atualmente usada como canteiro de obras da Ponte de Guaratuba será transformada em um empreendimento que visa atrair turistas e impulsionar o comércio local. Na tarde desta terça-feira (21), o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria do Planejamento (SEPL), publicou um edital para o Complexo Náutico de Guaratuba. O objetivo é instalar, operar e manter uma estrutura que contribua para o desenvolvimento do Litoral.
Detalhes do projeto
Os interessados podem participar do chamamento público com credenciamento até o dia 11 de novembro, conforme a Lei de Licitações n. 14.133 de 2021. Após essa data, os participantes terão 90 dias para apresentar seus estudos. Com a conclusão das obras da ponte, que eliminará a necessidade de embarcações, o espaço ocioso será aproveitado para o novo complexo.
Importância econômica
O secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, destacou que a iniciativa transforma uma área passiva em um ativo de alto valor, promovendo um polo turístico e um motor de desenvolvimento econômico. As estruturas provisórias e equipamentos utilizados na construção da ponte serão demolidos ou removidos, e a nova proposta busca otimizar o uso dos recursos públicos.
Alinhamento com o desenvolvimento do Litoral
O projeto do Complexo Náutico se integra a diversas obras no Litoral, como a revitalização das orlas de Guaratuba e Matinhos, e a duplicação da PR-412. Essas iniciativas fazem parte do Plano de Governo 2023-2026, que visa fortalecer a economia náutica e as atividades turísticas na região.