HomeGeralCidadesGuto busca soluções de mobilidade e urbanismo verde na Arábia Saudita

Guto busca soluções de mobilidade e urbanismo verde na Arábia Saudita

O Secretário Estadual das Cidades, Guto Silva, fará uma imersão na Arábia Saudita, nas cidades de Riyadh e Tabuk, para conhecer projetos de mobilidade, urbanismo verde, sustentabilidade e ações integradas ao conceito smart, de aplicação de soluções inovadoras e inteligentes na gestão de cidades. O roteiro começa dia 29/09 na capital Riyadh e prossegue até 02/10 em Tabuk.

Em Riyadh, além de uma pauta no Ministério das Cidades e Assuntos Municipais, Guto conhecerá a estrutura do Riyadh Metrô, o maior projeto de mobilidade em construção do mundo. A agenda na capital saudita inclui King Salman Park, um dos maiores parques urbanos do mundo e exemplo de urbanismo revitalização histórica e cultural integrada ao conceito verde e sustentabilidade, visita ao Diriyah Gate Project – de smart, além de encontro no King Abdullah Financial District (KAFD) distrito financeiro e tecnológico e na sede da Autoridade Saudita de Dados e Inteligência Artificial (SDAIA), instituição que lidera o avanço das cidades inteligentes sauditas por meio da aplicação inovadora de big data e tecnologias de IA.

Em Tabuk, cidade centro industrial de crescimento acelerado, localizada no noroeste da Arábia Saudita, Guto Silva conhecerá o Projeto NEOM, uma mega cidade futurista em construção. É um projeto ambicioso que visa criar um novo futuro sustentável, focado em tecnologia e inovação, e incluirá a famosa The Line, cidade linear de 170 quilômetros, sem carros e 100% sustentável.

Guto Silva destaca a importância dessas agendas como uma oportunidade de firmar cooperação internacional em urbanismo inteligente, turismo e sustentabilidade. “É uma imersão em um laboratório vivo de planejamento urbano, conhecendo o que há de mais moderno em gestão de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis.” O secretário estadual das Cidades destaca que a ideia é buscar referências que possam ser incorporadas, de forma adaptada, aos projetos do Paraná: “O Paraná já é uma referência em gestão pública para o Brasil e demonstra que está no caminho certo. Agora, para avançar, precisamos buscar parcerias e projetos que são referência para o mundo”.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS