Cidades
Jovens de Curitiba devem se vacinar contra o HPV
Foto: Cesar Brustolin/SECOM

Jovens de Curitiba devem se vacinar contra o HPV

Cerca de 21,5 mil adolescentes entre 15 e 19 anos que formam o público-alvo podem receber o imunizante a partir desta segunda-feira (17).

paranaportal - segunda-feira, 17 de março de 2025 - 10:13

Curitiba abre nesta segunda-feira (17) a vacinação para jovens de 15 a 19 anos contra o HPV. Cerca de 21,5 mil adolescentes devem receber o imunizante, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

O público-alvo é formado prioritariamente por meninos e é considerado pelo Ministério da Saúde como faltoso à estratégia de vacinação contra o papilomavírus humano, causador de diversos tipos de câncer.

A vacina contra o HPV está disponível no calendário Nacional de Imunização do SUS desde 2014 para meninas entre 9 e 14 anos e, desde 2017, para meninos da mesma idade.

Agora, o imunizante é disponibilizado também para a faixa entre 15 e 19 anos. A expectativa é proteger 90% desses jovens.

“Prevenir é sempre melhor do que remediar e a vacina é a melhor estratégia de prevenção disponível para todos. Nossa recomendação é que as famílias verifiquem se os jovens estão com essa vacina pendente e procurem uma unidade de saúde para se proteger”, recomenda a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Vacinação contra o HPV em jovens de Curitiba

Além de chamar os faltosos para atualização da carteira vacinal, a secretária reforça a importância de todos verificarem se têm alguma dose em atraso. No aplicativo Saúde Já Curitiba é possível acessar a carteira de vacinação e verificar as doses aplicadas, as próximas vacinas e as pendentes.

“Caso esteja com alguma dose em atraso, basta procurar uma das 109 unidades de saúde de Curitiba para se proteger”, reforça Tatiane.

Somente a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no bairro Rebouças, não vacina crianças. Todas as demais atendem todos os públicos para a imunização. 

No site Imuniza Já Curitiba estão descritas as vacinas que compõem o calendário Nacional de Imunização do SUS, assim como o endereço e horário de funcionamento das Unidades de Saúde.

Apesar da oferta regular da única vacina que protege contra vários tipos de câncer, a adesão ao imunizante é baixa em todo país. Em Curitiba, a cobertura vacinal para a vacina contra o HPV em crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos de idade é de 79%, enquanto o preconizado é atingir 90% de aplicação.

Na nova estratégia do Ministério da Saúde para a vacina do HPV, a meta é imunizar 90% do público de 15 a 19 anos. Anteriormente, essa faixa etária não tinha acesso ao imunizante pelo SUS, portanto, é uma oportunidade única para ampliar o número de pessoas protegidas.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe