
Londrina recebe mutirão de cirurgias pediátricas
A ação busca reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas em crianças e também vai beneficiar pacientes de outros municípios do Norte do Estado.
A cidade de Londrina recebe um mutirão de cirurgia pediátricas neste sábado (12). A ação busca reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas em crianças e também vai beneficiar pacientes de outros municípios do Norte do Estado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os procedimentos serão realizados no Hospital Zona Sul, referência regional em cirurgias pediátricas de média complexidade.
Ao todo, serão 22 procedimentos cirúrgicos, entre correção de fimose e retirada de amígdalas ou adenoides, indicadas para pacientes com infecções recorrentes ou dificuldades respiratórias.
As crianças atendidas no mutirão terão internação e alta no mesmo dia, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Estamos falando de cirurgias simples, mas muito importantes para a saúde e o bem-estar das crianças. Sabemos o quanto as famílias aguardam por esses procedimentos e, com esse esforço concentrado, conseguimos dar agilidade à fila de espera. Ampliar o acesso é uma missão que temos levado muito a sério em todo o Paraná”, afirma o secretário Beto Preto.
O Hospital Zona Sul vem registrando números expressivos desde 2024. Já foram realizadas 10 mil cirurgias eletivas, mais de 10 mil internações e 25 mil atendimentos ambulatoriais. Apenas no primeiro trimestre deste ano, foram 2.684 cirurgias, 2.299 internações e 6.536 atendimentos ambulatoriais, consolidando o papel estratégico da unidade na assistência especializada da região.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.