Cidades
Mais Médicos: 125 novos profissionais passam por acolhimento no Paraná
Foto: Sesa

Mais Médicos: 125 novos profissionais passam por acolhimento no Paraná

Os novos médicos vão reforçar o atendimento em saúde em 76 municípios paranaenses.

paranaportal - sexta-feira, 14 de março de 2025 - 09:16

Profissionais aprovados no Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e que vão atuar no Paraná, passaram por um acolhimento em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, nesta quinta-feira (13). Os novos médicos – 125, ao todo -, vão reforçar o atendimento em saúde em 76 municípios paranaenses.

O acolhimento foi realizado pela Secretaria da Saúde (Sesa) para apresentar aos profissionais as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e orientar gestores e coordenadores municipais sobre suas responsabilidades na condução do programa.  

“O Mais Médicos tem um impacto direto na Atenção Primária e na ampliação do acesso à saúde. Esse acolhimento é essencial para que os profissionais conheçam a estrutura do SUS e compreendam o papel fundamental que desempenham no atendimento à população”, avalia o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O Programa Mais Médicos foi criado pelo Governo Federal como forma de ampliar o acesso ao atendimento médico no país, especialmente nas regiões de extrema pobreza e vazios assistenciais.

Acolhimento dos profissionais do Mais Médicos no Paraná

Seguindo as normativas do Ministério da Saúde, o acolhimento inclui um curso complementar que aborda temas essenciais para a realidade dos municípios paranaenses, como o atendimento a pacientes com doenças crônicas, gestantes, crianças, idosos, diabetes e hipertensão.

No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, com 1.685 vagas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, das quais 1.356 já estão preenchidas.

“Para oferecer um atendimento de qualidade, é fundamental que os médicos conheçam a dinâmica do SUS e saibam trabalhar em equipe. Esse acolhimento permite que eles compreendam melhor como funciona a rede pública e como podem contribuir para um serviço mais eficiente e humanizado”, explica a assessora técnica do Ministério da Saúde, Daiana Alves.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe