
Paraná tem cinco cidades das 10 mais desenvolvidas do País
A Capital lidera em todas as áreas analisadas no recorte com as outras 26 capitais do Brasil
Curitiba, capital paranaense, está na terceira colocação geral do ranking nacional entre 5 mil cidades brasileiras avaliadas sobre desempenho de emprego e renda, saúde e educação. A análise foi feita pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com base no ano de 2023.
Das 10 cidades mais desenvolvidas do País, cinco são no Paraná, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e divulgado nesta quinta-feira (8). Curitiba, Maringá, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão conquistaram as maiores notas do Estado e aparecem junto a outros cinco municípios paulistas no topo do ranking nacional.
A Capital lidera em todas as áreas analisadas no recorte com as outras 26 capitais, com nota 1 em emprego e renda; 0,8394 em educação e 0,8171 em saúde, a única com índices acima de 0,8 nas duas últimas áreas.
Em 4º lugar no ranking nacional aparece Maringá, no Noroeste do Estado, com índice de 0,8814. Melhor lugar para se viver no Brasil, segundo ranking da consultoria Macroplan Analytics de 2024, a cidade canção alcançou as notas 1 no quesito emprego e renda, 0,8452 em educação e 0,7991 em saúde. Em nível estadual, ocupa a 2ª colocação.