HomeGERALPassaporte digital revoluciona o registro de veículos no Paraná

Passaporte digital revoluciona o registro de veículos no Paraná

Projeto-piloto pioneiro cria identidade eletrônica para carros com tecnologia blockchain no Estado

O Paraná lança projeto-piloto do Passaporte Digital para veículos, criando registro eletrônico seguro e inovador.

Passaporte digital transforma registro de veículos no Paraná

O Passaporte digital é a nova iniciativa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar-PR), lançada em 11 de fevereiro de 2026. O projeto-piloto permite que proprietários de veículos no Paraná tenham um registro digital inovador, usando tecnologia blockchain para garantir segurança, transparência e confiabilidade das informações.

Como funciona o Passaporte Veicular Digital e sua tecnologia blockchain

O Passaporte Veicular Digital funciona como uma identidade eletrônica do veículo, reunindo desde os dados de fábrica, histórico de revisões, quilometragem, seguros, financiamentos até transferências e ocorrências. Cada veículo recebe um token único vinculado ao número do chassi. Essa tecnologia assegura que as informações sejam imutáveis e rastreáveis ao longo da vida útil do automóvel, reduzindo riscos de fraudes e adulterações.

Processo de inscrição e abrangência do projeto-piloto

As inscrições para participar do projeto-piloto começaram em 11 de fevereiro e vão até o dia 23, com participação gratuita e totalmente online, dispensando deslocamentos até as unidades do Detran-PR. Veículos de todos os anos e modelos, incluindo motos e caminhões, podem ser inscritos. Inicialmente previsto para mil veículos, o projeto ampliou o acesso a todos inscritos para garantir maior teste e democratização da tecnologia.

Impactos esperados para a mobilidade e segurança veicular no Paraná

O diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, destaca que o projeto-piloto é um passo decisivo para garantir tecnologia madura e funcional à população. Já o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, enfatiza a segurança e transparência oferecidas pela solução, que promete facilitar processos e aumentar a confiança dos usuários nas informações veiculares. A iniciativa busca fortalecer a mobilidade inteligente e a proteção contra fraudes no Estado.

Cronograma, validação e metas de implantação do Passaporte Veicular Digital

O projeto-piloto terá duração de 120 dias e será acompanhado por um Comitê Gestor com reuniões quinzenais para validar os avanços. As informações do Passaporte estarão disponíveis no site e aplicativo do Detran-PR a partir de 2 de março, por 60 dias. A meta é implantar a solução integralmente até o fim de 2026, com inclusão progressiva de toda a frota estadual em até cinco anos, garantindo acesso amplo e confiável aos dados veiculares.

Fonte: www.parana.pr.gov.br

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS