HomeGERALCidadesPetrelli mostra um recorte da saga italiana no Paraná

Petrelli mostra um recorte da saga italiana no Paraná

Empresários paranaenses descendentes de imigrantes italianos estiveram, nesta terça-feira (16), na sede da Sociedade Garibaldi, em Curitiba, para acompanhar o lançamento da série documentária produzida pela RIC Record sobre os 150 anos da imigração italiana no Brasil. A produção resgata a saga de mulheres fortes e homens corajosos que ajudaram a construir a história do país e, especialmente, do Paraná.

Intitulada “À Mesa – da Itália para o Paraná”, a série especial conta com 12 capítulos e tem estreia marcada para o dia 17 de janeiro de 2026. Cada episódio tem 30 minutos de duração e o projeto soma mais de mil horas de gravações, reunindo depoimentos emocionantes e registros históricos.

Durante a pré-estreia, o empresário e presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, apresentou um recorte da produção, estruturada em três grandes momentos: A Partida, A Chegada e O Legado. “São relatos emocionantes de famílias, empresários e personagens que representam a força da imigração italiana”, destacou Petrelli, bisneto de imigrantes italianos que desembarcaram em Florianópolis antes de seguirem por outras regiões do Brasil.

Segundo ele, a série evidencia a contribuição dos italianos para a agricultura e a industrialização do Paraná, além da forte influência na gastronomia, no comércio e nos serviços. “Também mostramos a preservação da fé, da cultura, da arquitetura e das festas tradicionais, marcas profundas deixadas pelos imigrantes”, ressaltou.

A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, também bisneta de imigrantes italianos, destacou o papel da Sociedade Garibaldi na preservação dessa herança cultural e lembrou a trajetória da paranaense Renata Bueno, primeira brasileira a representar a América Latina no Parlamento Italiano. “Nasci em Caçador, Santa Catarina, e me criei dentro da Cantina Casagrande, em Santa Felicidade”, recordou.

O evento contou ainda com a presença de empresários patrocinadores do documentário, entre eles Joanir Zonta, Donato Gulin e Ítalo Trombini Filho, além de representantes das empresas apoiadoras, como JMalucelli, Grupo Barigui, Beal Alimentos, Braspine, Brafer, Itambé, Porto a Porto, Rochesa (Bonetti) e Trombini.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS