HomeGeralCidadesSamu Curitiba ganha 20 novas ambulâncias do Governo Federal

Samu Curitiba ganha 20 novas ambulâncias do Governo Federal

Curitiba recebeu 20 novas ambulâncias para o do Samu. Os veículos foram adquiridos com recursos do Governo Federal, com investimento de R$ 5,8 milhões. Além de renovar a frota, a entrega dos equipamentos reforça o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência na capital.

A entrega simbólica das novas ambulâncias foi realizada nesta segunda-feira (30), com presença do prefeito Eduardo Pimentel.

“Agradeço ao governo federal por essa disponibilização aqui hoje. Com essa parceria, quem ganha é a nossa população”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel.

Cada veículo novo tem um valor de R$ 289 mil. Eles foram preparados para atender casos de menor complexidade e contam com equipamentos básicos de suporte à vida, como itens para curativos, imobilização, acesso venoso e Desfibrilador Externo Automático (DEA), para ocorrências de parada cardiorrespiratória, por exemplo.

Foto: Pedro Ribas/SECOM

Além de Curitiba, outras 123 novas unidades foram entregues para cidades paranaenses, sendo 113 ambulâncias para renovação de frota e 10 Unidades de Suporte Avançado (USA) para expansão do Samu.

Samu curitibano

O Samu Curitiba conta atualmente com 32 ambulâncias, sendo 26 da frota operacional e seis reservas, além de dois helicópteros, em parceria com Polícia Rodoviária Federa e Polícia Militar.

A Central Metropolitana 192 do Samu recebe em média 1.095 ligações por dia. Considerando os atendimentos em que há despacho de ambulância, são realizados em média 541 atendimentos diários em toda a área de abrangência metropolitana de atuação.

Levando em conta apenas o Samu Curitiba, são feitos em média 340 atendimentos com ambulância por dia, sendo 203 com ambulância de suporte básico, 43 com ambulâncias de suporte avançado ou helicópteros, para pacientes com maior gravidade, e outros 94 para deslocamento de pacientes entre um serviço de saúde e outro.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS