
Turismo em Porto Rico cresce e se profissionaliza
Para profissionalizar o turismo na região, o município sediou o 1º Encontro de Integração entre piloteiros, guias de Pesca e órgãos ambientais para apresentação da infraestrutura turística da Pousada Porto do Sol e da Viva Porto Rico
Porto Rico, localizado no Noroeste do Estado do Paraná, vem chamando a atenção de empreendedores do setor imobiliário e recebendo investimentos em infraestrutura do Governo do Estado. A principal atração turística do município é um conjunto de praias de água doce que recebe milhares de pessoas nos finais de semana, além de grande número de pescadores amadores que se aventuram pelo Rio Paraná.
Entre as praias que se formam no Rio Paraná, com bancos de areia fina e bem branquinha, duas se destacam: a Praia de Santa Rosa, cujas águas têm uma temperatura bastante agradável para banhos e a da Carioca, cuja margem, é cercada por extensa mata preservada.
As praias do Toco (localizada na ilha Marilena) e Cabeça da Ilha Mutum se formam quando o Rio Paraná está baixo. A Praia do Porto de São José é mais urbanizada, ao passo que a Praia Ilha Mineira tem águas transparentes e é repleta de belezas naturais. Na dúvida, visite todas elas!
Porto Rico vem se destacando pelo crescimento sustentável do turismo, e esse desenvolvimento está sendo conduzido de forma organizada, com a participação de todos os setores envolvidos no segmento.
Para profissionalizar o turismo na região, o município de Porto Rico sediou o 1º Encontro de Integração entre piloteiros, guias de pesca e órgãos ambientais, com apresentação da infraestrutura turística da Pousada Porto do Sol e da Viva Porto Rico, contribuindo para o fortalecimento do setor e a troca de experiências profissionais
A Pousada Porto do Sol, em parceria com a Viva Porto Rico, foi a promotora do evento que reuniu cerca de 60 participantes que conheceram os serviços e infraestrutura oferecidos pelos empreendimentos turísticos. A iniciativa criou um espaço colaborativo de troca de experiências, orientações técnicas e de alinhamento de boas práticas, para aprimorar o atendimento aos visitantes da cidade e fortalecer o turismo responsável.
Participaram das discussões representantes da Força Verde (Polícia Militar Ambiental), do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL-MS) e do Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema (PEVRI), que esclareceram dúvidas e destacaram a importância da atuação conjunta na preservação ambiental de Porto Rico e região.
“Esse foi o primeiro de muitos encontros, que serão contínuos. Nosso objetivo é aproximar os guias e piloteiros dos órgãos de fiscalização, esclarecendo dúvidas sobre abordagens da Marinha, da Força Verde e dúvidas sobre regras ambientais, como documentação, conduta e pesca legal, sempre de maneira leve e informal. Também apresentamos a evolução de Porto Rico como destino turístico e reforçamos a importância de qualificar a mão de obra local para acompanhar esse crescimento de forma sustentável”, disse Guilherme Ribeiro, empresário e investidor em projetos na cidade.
Com quase 3,4 mil habitantes, Porto Rico vive um momento de destaque no turismo estadual. O município atrai mais de 20 mil visitantes por dia na temporada de verão, graças à sua infraestrutura, belezas naturais e vocação para o turismo sustentável. Considerada um paraíso do ecoturismo, turismo náutico e pesca esportiva, a cidade encanta por sua tranquilidade, hospitalidade e conexão com as águas cristalinas do Rio Paraná.