HomeGeralCidadesUm livro com seis letras

Um livro com seis letras

O jornalista e escritor Nilson Monteiro lança, no próximo dia 17, às 18h30, na Fundação Cultural de Curitiba (Rua do Rosário, 180, Largo da Ordem), seu mais novo livro, “Jornalismo se escreve com seis letras: PAIXÃO”. Além de Curitiba, há também lançamentos programados para Londrina, Ponta Grossa e provavelmente Maringá.


O livro é uma coletânea de dezenas de matérias publicadas em jornais e revistas, paranaenses ou de outros estados, nos quais o autor trabalhou durante mais de 50 anos de profissão. “O jornalismo, além dos preceitos técnicos, pede percepção, curiosidade, instinto, dúvida, comprometimento, criatividade, tato, talento, uma certa dose de loucura, coragem, independência, desprendimento… Enfim, um sem-número de atributos, emoções e razões que se afunilam em paixão. Sem paixão, não há jornalismo. Ponto.”, resume Monteiro.


O livro, segundo o autor, é uma espécie de “linha do tempo” iniciada nos anos 1970, no começo de sua trajetória profissional, passando por várias fases em inúmeros veículos de comunicação, com notícias, entrevistas e outras produções jornalísticas, “trazendo o contexto político, econômico e social de cada época”. Monteiro, que já publicou 16 livros, dos quais dez de literatura, deixa claro que “é apenas um livro autoral, textos escolhidos em meio a uma montanha produzida em meio século nas ruas e nas Redações. São mostras de abordagens, enfoques e inúmeras formas e estilos ao apresentar diferentes temas”.


Não há, segundo ele, nenhuma pretensão didática, professoral, mas a experiência de quem “se acostumou a batucar teclas e ajuntar palavras e sons e imagens para contar fatos, alegrias, dores e sonhos espalhados pelo dia a dia das pessoas. E tudo isso respeitando os aspectos imprescindíveis ao jornalismo (técnicas de captação, elaboração e transmissão de notícias, reportagens, entrevistas, relatos etc.), mas sobretudo com paixão”.


Ele enfatiza que a publicação desse livro possibilita que se reflita sobre diversos aspectos da Comunicação, como, por exemplo, o futuro da mídia impressa. “O que será dos jornais e revistas diante dos desafios atuais? Comecei com a nostálgica Lexikon 80, sentando os dedos com força nas teclas, me acostumei ao teclado quase silencioso dos computadores e deparo-me atualmente com a insensibilidade e as invencionices da Inteligência Artificial. E agora, José? O jornalismo profissional dançou com a comunicação instantânea das redes sociais?”


“Jornalismo se escreve com seis letras: PAIXÃO”, de acordo com o autor, não aprofunda questionamentos dessa ordem, “mas apenas e tão somente mostra como escrevi e escrevo. Os fatos são fatos, devem ser apurados até os ossos e as palavras são sagradas, têm alma. Elas comunicam os fatos e afloram sentimentos. Para jornalistas, escrever bem é uma obrigação. Sempre busquei isso. Se consegui, são outros quinhentos”.


Nilson Monteiro é membro da Academia Paranaense de Letras desde 2014.
SERVIÇO
Lançamento: “Jornalismo se escreve com seis letras: PAIXÃO”
17 de julho – 18h30
Fundação Cultural de Curitiba
Rua Claudino dos Santos, 142 (Largo da Ordem)

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS