
Vereadores querem saber quanto a Prefeitura de Curitiba gasta com aluguéis
Projeto de Lei sugere que todos os contratos sejam disponibilizados nos sites oficiais com fácil acesso por mecanismos de busca
Um Projeto de Lei que prevê a transparência dos contratos de aluguel firmados pela Prefeitura de Curitiba foi protocolado na Câmara Municipal. A ideia é adicionar à lei complementar 101/2017, que estabelece normas de finanças públicas, um dispositivo para o acesso aos dados.
De acordo com os vereadores Dalton Borba (Solidariedade) e Marcos Vieira (PDT), autores da proposta, o objetivo é fortalecer o controle social ao facilitar o acesso da população e de órgãos de fiscalização às informações financeiras do Município. “A categorização e organização dos contratos permite que cidadãos e instituições tenham uma visão clara sobre como os recursos públicos estão sendo aplicados”, destacam na justificativa do Projeto de Lei.
Os vereadores também pontuam que a ampliação da transparência dos gastos públicos com contratos de aluguel em Curitiba contribuirá para que os gestores do município adotem práticas administrativas mais econômicas e racionais, especialmente no que diz respeito às políticas de locação de imóveis.
“Queremos garantir que cada decisão financeira esteja alinhada aos princípios da boa governança e eficiência”, diz outro trecho do documento, protocolado na última segunda-feira (18).
O projeto de lei sugere que todos os contratos sejam disponibilizados nos sites oficiais com fácil acesso por mecanismos de busca e organizados por tipo, com destaque especial para os contratos nos quais a Prefeitura de Curitiba aparece como inquilina de imóveis.
A proposta agora segue para a instrução da Procuradoria Jurídica e depois para a análise das comissões temáticas da Câmara.
*Com CMC
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.