HomeNegóciosComércioAbertura de empresas cresce 36% em Curitiba

Abertura de empresas cresce 36% em Curitiba

Curitiba registrou um aumento de 36% na abertura de empresas no 1º semestre de 2025. Foram 36.972 novos CNPJs emitidos de janeiro a junho, de acordo com levantamento da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento. No mesmo período do ano passado, foram 27.131 novos registros.

Com a economia aquecida, o crescimento é impulsionado por fatores como geração de empregos, maior consumo interno e o turismo, além da redução da burocracia na abertura dos novos negócios, segundo a pasta.

A capital paranaense é a mais rápida do país para a abertura de empresas, com média de duas horas para emissão do CNPJ.

Entre os bairros com maior número de novas empresas estão Cidade Industrial de Curitiba (2.732), Centro (2.669), Sítio Cercado (1.651), Cajuru (1.401), Boqueirão (1.321) e Água Verde (1.265).

Já os setores com maior número de novas empresas no ano foram apoio técnico, jurídico e contábil (10.238), construção civil (2.918), assistência técnica (2.768), saúde (2.713), educação e treinamentos (2.227), academias e estética (1.830) e alimentação domiciliar (473).

“Estamos removendo obstáculos históricos, como a burocracia, e criando um ambiente favorável aos negócios. É papel do poder público ser um facilitador, não um empecilho”, afirma o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi.

Atualmente, 606 atividades são enquadradas na Lei da Liberdade Econômica em Curitiba, que dispensa licenças para empreendimentos de baixo risco.

O economista Lucas Dezordi, da PUCPR e Fecomércio, aponta a pejotização como outro fator de crescimento.

“A forma de trabalhar está mudando. Muitos profissionais têm optado por prestar serviços como pessoa jurídica, o que acelera o número de CNPJs registrados”, explica. Setores como mercado financeiro, engenharia, contabilidade, direito e assistência técnica são alguns que puxam essa tendência.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS