
Alerta Geada começa a ser disparado no Paraná
O serviço tem como objetivo avisar, com antecedência, produtores rurais sobre o risco de danos causados pelo frio, e assim mitigar perdas no campo.
O Alerta Geada 2025 foi iniciado nesta segunda-feira (5), no Paraná. O serviço, que opera de maio a setembro, tem como objetivo avisar, com antecedência, produtores rurais sobre o risco de danos causados pelo frio, e assim mitigar perdas no campo.
Por meio de boletins diários, a população em geral também é informada sobre a previsão do fenômeno, caracterizado pela formação de uma fina camada de gelo sobre superfícies expostas ao ar livre.
Saiba como receber o Alerta Geada com antecedência
Criado originalmente para proteger cafezais recém-plantados, o Alerta Geada hoje atende diversas atividades agropecuária paranaenses, como avicultura, suinocultura, horticultura e silvicultura, por exemplo.
O serviço gratuito é mantido pelo IDR-Paraná em conjunto com o Simepar, por meio de informativos aos agricultores e a população em geral, disparados com antecedência de 24h e 48h, sobre a ocorrência de geadas no Estado.
São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
O Alerta Geada pode ser acessado pelos seguintes meios:
- Canal “Alerta Geada Paraná” no Whatsapp;
- Canal “Alerta Geada Paraná” no Telegram;
- Aplicativo IAPAR CLIMA, disponível no Google Play e App Store;
- Disque Geada: (43) 3391-4500;
- Site do IDR-Paraná;
- Site do Simepar.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.