Pecuária: debates sobre a criação de Porco Moura avançam no Paraná
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) é autor de dois projetos que protegem e incentivam a criação dos suínos
Em breve, o Paraná se consolidará como uma referência nacional na criação de Porco Moura. Esse avanço é fruto de projetos criados pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) para incentivar a suinocultura alternativa no estado. Nesta quinta-feira (28), o legislador participou de uma reunião técnica para discutir a regulamentação de normas sanitárias e estratégias para viabilizar o setor de maneira responsável.
“A retomada da criação, com o devido cuidado sanitário, e abertura de novos canais de comercialização da carne do Porco Moura são passos fundamentais para que o pequeno agricultor possa ter mais uma fonte de renda”, afirma Romanelli. “É importante, agora, estabelecer normas de biosseguridade para que o processo possa avançar, beneficiando uma cadeia produtiva que mostra muita capacidade de crescer”, complementa.
Romanelli é autor de duas leis para estimular a retomada da produção comercial do Porco Moura no Paraná. Uma delas busca o reconhecimento da espécie como Patrimônio Histórico, Cultural e Genético do Paraná. Com esse projeto, o deputado espera a preservação da raça única e a proteção da pureza genética. O outro projeto inclui, no calendário oficial do Paraná, a Semana Estadual dos Porcos Crioulos. As duas matérias aguardam sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
*Com Assembleia Legislativa do Paraná.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.