
Comércio paranaense cresce acima da média nacional no primeiro bimestre
Os setores que mais se destacaram no Estado no acumulado de 2025 foram a venda de eletrodomésticos, móveis e eletrodomésticos.
O comércio paranaense fechou o primeiro bimestre de 2025 com alta de 3,8%, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (9) pelo IBGE. O volume de vendas do Paraná é superior à média nacional no período, de 2,3%.
Na comparação entre fevereiro deste ano com o mesmo mês de 2024, o volume de vendas registrou alta de 3,3%, e também é superior à média brasileira no mesmo cenário, de 2,4%. Já a variação positiva acumulada nos últimos 12 meses é ainda maior, com alta de 4,5%, bem acima dos 2,9% de média nacional.
Os índices levam em consideração o comércio varejista ampliado, categoria que engloba todos os segmentos do varejo tradicional, somado a construção civil, o setor automobilístico e o atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.
Dentre os setores que mais se destacaram no comércio paranaense no acumulado de 2025 estão a venda de eletrodomésticos (22,3%), móveis e eletrodomésticos (18,7%), veículos, motocicletas, partes e peças (16,4%) e tecido, vestuário e calçados (10,2%).
Já no acumulado dos últimos 12 meses, veículos, motocicletas, partes e peças (18,8%), eletrodomésticos (17,8%), móveis e eletrodomésticos (16,4%) e material de construção (13,6%) foram os principais responsáveis pelo crescimento nas vendas do comércio paranaense no período. Na comparação entre fevereiro de 2025 e de 2024, os mesmos setores, adicionado ao de tecido, vestuário e calçados, foram os responsáveis por puxarem as vendas do comércio paranaense.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.