O Dia das Crianças movimenta o comércio paranaense neste mês de outubro. Levantamento realizado pela Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR, revela que 48,1% dos consumidores pretendem comprar presentes para celebrar a data neste domingo (12).
A boa expectativa de vendas no varejo supera até mesmo a intenção de compras para o Dia dos Pais, que foi de 47,9% em 2025.
O tíquete médio projetado para este ano é de R$ 188,38. Brinquedos lideram a lista de escolhas, com 61,7%. Na sequência estão roupas e calçados (29,1%) e jogos educativos (26,1%). Os livros também aparecem na preferência de 11,9% dos consumidores, enquanto eletrônicos como videogames, tablets e celulares têm apenas 4,9% das menções.

Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados reforçam a relevância estratégica da data para o comércio. “A pesquisa demonstra o protagonismo das crianças na escolha dos presentes no Paraná neste ano, mas também a participação dos pais na definição, através de recordações mais utilitárias e educativas. Em termos de volume de vendas, o Dia das Crianças é a terceira data comemorativa mais importante para o varejo nacional e a expectativa é que mais uma vez esta celebração contribua para o crescimento do comércio paranaense”, avalia.
A internet aparece como o principal canal de compras, com 50,5% das intenções, seguida pelo comércio de rua, 41,2%, somando lojas do centro da cidade (31,6%) e de bairro (9,6%). Já os shoppings devem receber 22,6% do movimento.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.