A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) recebeu, nesta quinta-feira (4), homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelos 60 anos de história e sua atuação e contribuição ao setor agropecuária estadual. Desde a sua criação em 16 de dezembro de 1965 quando o Ministério do Trabalho e Previdência Social outorgou a Carta Sindical, FAEP tem representado os produtores rurais paranaenses, além de coordenar ações de interesse do setor em âmbitos estadual e nacional.
A sessão solene contou com a presença de centenas de presidentes de sindicatos rurais de todas as regiões do Paraná, produtores rurais e autoridades como o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion; a deputada estadual Maria Victoria; o secretário estadual de Agricultura, Márcio Nunes; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto; presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar) e coordenador do G7, Coronel Sérgio Malucelli; presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep), Alexandre Leal; presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; secretário executivo do Codesul, Orlando Pessuti; e presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar), José Roberto Ricken.
“Agradeço, em nome da diretoria e dos colaboradores da FAEP, a cada deputado estadual, em especial ao presidente, Alexandre Curi, e ao deputado Anibelli Neto, que propôs essa homenagem. Chegar até aqui exigiu trabalho e esforço de cada um dos milhares de produtores rurais do Paraná e dos nossos 162 sindicatos rurais. A caminhada não foi fácil, mas valeu a pena”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
A homenagem, proposta pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Alep, Anibelli Neto, ressaltou a contribuição fundamental da FAEP para o desenvolvimento do setor no Estado, atuando na melhoria da produtividade, na modernização do campo e na qualidade de vida de milhares de famílias rurais.
“É importante reconhecermos todos aqueles que contribuem diretamente para o agronegócio. O Paraná é referência mundial em produção, inovação e sustentabilidade no campo e o Sistema FAEP é parte integrante desse sistema de sucesso”, ressalta Anibelli Neto. “O legado construído por esses 60 anos pela FAEP está na história da pujante agropecuária do Paraná. Essa data marca a consolidação do trabalho realizado até aqui, com a certeza que segue no caminho certo, na defesa intransigente dos interesses do produto rural”, complementa.
“Celebrar os 60 anos da FAEP é reconhecer parte da história do desenvolvimento paranaense. Uma instituição que atua para fortalecer o produtor rural, para qualificar o setor e que contribui decisivamente para que o Paraná seja referência no agronegócio. A homenagem que a Assembleia Legislativa presta é em nome de todos os paranaenses”, complementa o deputado estadual Alexandre Curi.
Além da entidade, a Alep homenageou o Conselho Diretor e colaboradores da entidade, além de sindicatos rurais. O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, recebeu uma menção especial, em reconhecimento ao seu legado. Eleito presidente em 1991, o dirigente é conhecido por, ao longo de suas gestões, empunhar importantes bandeiras a favor do setor agropecuário, desde o fortalecimento dos sindicatos rurais até a profissionalização no meio.
Livro histórico
A história dos 60 anos da FAEP está eternizada do livro “60 anos da FAEP: uma história de lutas e conquistas em prol do produtor rural e do agro do Paraná e do Brasil”. Com 354 páginas e seis capítulos, o livro resgata o protagonismo da entidade perante os desafios do setor, desde o momento da criação até a atuação na busca pela modernização e inovação da agropecuária estadual.
Os primeiros capítulos refletem exatamente a correlação entre o desenvolvimento da agropecuária do Paraná e a criação FAEP, no dia 16 de dezembro de 1965. A história do presidente da FAEP, Ágide Meneguette, é destaque com um capítulo inteiro dedicado à sua trajetória pessoal e profissional. O livro ainda traz a galeria dos presidentes da FAEP (Francisco Bertagnoli, Paulo Patriani, Mario Stadler, Paulo Carneiro e Ágide Meneguette) e as diretorias completas ao longo dos 60 anos de história.


