HomeDESTAQUEFoz do Iguaçu terá maior Porto Seco da América Latina

Foz do Iguaçu terá maior Porto Seco da América Latina

A cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, vai abrigar o maior Porto Seco da América Latina. A pedra fundamental da nova estrutura foi lançada nesta segunda-feira (4), com previsão de funcionamento a partir de dezembro de 2026. O terminal terá capacidade para receber até 2 mil caminhões por dia, e projeção de aumento de 30% na movimentação.

O projeto é da empresa Multilog, e será viabilizado com investimento de R$ 500 milhões. O prazo de concessão é de 35 anos e a expectativa é que 250 empregos diretos sejam gerados.

Foto: Ari Dias/AEN

O novo hub alfandegário será construído em um terreno de 550 mil m² às margens da BR-277, e faz parte de um pacote de melhorias na infraestrutura da Tríplice Fronteira, com apoio do Governo do Estado e da Receita Federal. Ele também vai ajudar a desafogar o trânsito na área urbana de Foz do Iguaçu, onde está localizado o atual Porto Seco.

“Esse empreendimento é um marco para a logística paranaense e brasileira, que vai trazer muito mais tranquilidade e eficiência no escoamento e na entrada de cargas no Paraná, facilitando o comércio exterior e a fiscalização na Tríplice Fronteira”, destaca o governador Ratinho Junior. 

A construção será dividida em duas fases. A estrutura será equipada com tecnologia de ponta, incluindo scanners, balanças, sistemas automatizados e áreas dedicadas a cargas refrigeradas. Haverá ainda instalações de apoio aos caminhoneiros e uma futura unidade para movimentação de contêineres, mirando a carga paraguaia que hoje é escoada pelo Porto de Montevidéu, no Uruguai.

A expectativa é que o novo terminal duplique a capacidade do atual Porto Seco, que em 2024 movimentou 8,6 milhões de toneladas e gerou US$ 8,6 bilhões em receita.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS