O número de veículos elétricos nas ruas de Curitiba quase triplicou nos últimos dois anos. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), disponibilizados pela empresa NeoCharge, apontam que entre abril de 2023 e abril de 2025, a frota de elétricos na capital paranaense passou de 4.294 para 12.477 unidades, um acréscimo de 191%.
Curitiba é a quinta capital brasileira com maior número de veículos deste tipo, atrás de São Paulo (67.274), Brasília (35.063), Rio de Janeiro (19.837) e Belo Horizonte (16.236). No Paraná, nos últimos dois anos, a quantidade de veículos elétricos cresceu 189%.
Segundo o jornalista e colunista da BandNews Curitiba, Antonio Carlos da Silva, o aumento do número de veículos sem emissão de poluentes em circulação tem relação com a quantidade de modelos ofertados no mercado e maior acesso ao público consumidor.
“Há três anos você praticamente não tinha carros elétricos aqui no Brasil, apenas a Renault e a Nissan tinham trazido alguns modelos. E de três anos pra cá, os chineses invadiram o mercado. Então se você parte de praticamente zero, se você vende um, já é 100%, e assim sucessivamente. Por isso houve esse crescimento muito grande na aquisição de carros elétricos”, avalia.
Em todo o Brasil, o aumento da frota de elétricos nos últimos dois anos foi de 220%. Atualmente há mais de 440 mil veículos elétricos nas ruas brasileiras.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.