A multinacional sueca Electrolux inaugurou nesta sexta-feira (22) sua nova fábrica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com aporte de R$ 700 milhões, a mega estrutura foi construída com foco em sustentabilidade e deve gerar 2 mil novos empregos.
Conforme a companhia, a fábrica deverá produzir ventiladores e liquidificadores na fase inicial, antes importados. Só em Pesquisa e Desenvolvimento foram aplicados R$ 37 milhões.
“Este é o maior investimento feito pela Electrolux na América Latina. O Brasil é o maior mercado do mundo para a empresa. Por isso, escolhemos uma localização estratégica, próxima ao Porto de Paranaguá e a um importante parque de fornecedores nossos, com acesso a mão de obra qualificada”, afirma o CEO da Electrolux Group na América Latina, Leandro Jasiocha.
A Electrolux planeja novas expansões para os próximos dois anos, ampliando o portfólio de eletrodomésticos produzidos em solo paranaense. Ao final deste período, a planta terá capacidade instalada para entregar mais de 5 milhões de produtos por ano.

“A Electrolux poderia escolher qualquer país do mundo para construir esta fábrica e decidiu se instalar no Paraná, o que para nós é um orgulho muito grande. A geração de emprego é o maior programa social que nós podemos fazer, porque gera renda, movimenta a economia e promove desenvolvimento para uma região”, disse o governador Ratinho Junior, que participou da inauguração.
Planta sustentável
O projeto da Electrolux em São José dos Pinhais foi construído com foco em sustentabilidade, alinhado à meta global da companhia de zerar as emissões de carbono nas operações até 2033. Estão presentes o uso de energia renovável e de veículos elétricos internos, por exemplo.
A nova fábrica também conta com tecnologias de reaproveitamento, possibilitando economia de 83% no uso de água potável em torneiras e descargas, e redução anual de mais de 2,6 milhões de litros. O projeto arquitetônico foi desenvolvido para garantir iluminação natural, reduzindo a dependência de luz artificial e proporcionando melhores condições de trabalho.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.