A BrasPine, indústria do setor madeireiro, demitiu cerca de 400 funcionários por conta do tarifaço imposto pelos Estados Unidos. A medida foi anunciada nesta terça-feira (3). Os trabalhadores atuavam nas plantas fabris da empresa em Jaguariaíva e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.
Além das demissões, outros cerca de 1,1 mil funcionários tiveram as atividades temporariamente suspensas, em regime de layoff – eles realizam cursos de aprimoramento profissional.
De acordo com a companhia, que fabrica molduras de madeira, a ação foi tomada “para preservar a sustentabilidade financeira e a capacidade de retomada futura”.
A Prefeitura de Jaguariaíva manifestou solidariedade aos trabalhadores demitidos pela empresa, que é uma das maiores empregadoras da cidade.
Confira a nota da BrasPine:
A BrasPine informa que, em razão das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos e da ausência de avanços nas negociações setoriais, enfrenta uma retração significativa na demanda, com impacto direto na viabilidade da operação.
Para preservar a sustentabilidade financeira e a capacidade de retomada futura, foram adotadas medidas como o desligamento de cerca de 400 colaboradores em duas unidades; a implementação do regime de layoff, com capacitação profissional de aproximadamente 1.100 colaboradores e a manutenção de operação de dois turnos na unidade de Jaguariaíva.
Durante este processo de layoff, os colaboradores preservarão seu vínculo empregatício, enquanto realizam uma capacitação profissional, além de terem todos os seus benefícios mantidos.
A empresa segue comprometida com transparência e respeito às pessoas, oferecendo extensão de benefícios e suporte na recolocação profissional, bem como continua monitorando o mercado e mantendo o diálogo aberto com todos os órgãos governamentais e entidades setoriais.
Tarifaço castiga setor madeireiro paranaense
A medida anunciada pelo presidente Donald Trump, de aplicar 50% sobre produtos brasileiros importados, entrou em vigor no início de agosto e atingiu duramente o setor madeireiro paranaense.
Antes de demitir os cerca de 400 funcionários, a BrasPine já havia anunciado férias coletivas, ainda no período que antecedeu o tarifaço.
No fim de agosto, outra indústria do segmento de madeiras instalada no Paraná fechou uma fábrica. As atividades foram suspensas na unidade da Millpar em Quedas do Iguaçu, no centro-oeste do estado.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.