
Multinacional vai produzir ônibus biarticulados 100% elétricos no Paraná
A fábrica da Volvo em Curitiba é a única com capacidade para fabricar em escala o modelo, e atender sistemas BRT de todo o mundo.
Os primeiros ônibus articulados e biarticulados do mundo 100% elétricos serão produzidos no Paraná. A fábrica da Volvo, na Cidade Industrial de Curitiba, celebrou nesta semana a produção do primeiro chassi de ônibus biarticulado elétrico da montadora sueca.
A planta fabril paranaense da multinacional é a única atualmente com capacidade para fabricar em escala o modelo, que já pode ser exportado para atender sistemas BRT de todo o mundo.
Conforme a Volvo, o modelo BZRT tem zero emissões de CO2 e baixíssimo nível de ruído. O veículo de transporte de passageiros será produzido nas versões articulada e biarticulada, e foi desenvolvido dentro do ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão da Volvo no país.
O Volvo BZRT biarticulado tem 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros. O veículo é capaz de levar o mesmo número de passageiros de um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o benefício de zero emissões.
“O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, destaca o presidente da Volvo Buses América Latina, André Marques.
O governador Ratinho Junior ressaltou a relevância ao setor industrial paranaense com a produção dos ônibus 100% elétrico, com tecnologia brasileira, desenvolvido no Estado.
“É um orgulho para o setor industrial do Paraná, que foi eleito por quatro vezes consecutivas como o Estado mais sustentável do Brasil. Quem utiliza o transporte público poderá andar em um ônibus muito mais silencioso, sem poluição sonora, mais confortável e econômico, e que não usa combustível fóssil”, afirma Ratinho Junior.
Testes
O novo biarticulado 100% elétrico da Volvo começa a ser testado nas ruas de Curitiba na próxima segunda-feira (12). De acordo com a prefeitura, o coletivo irá percorrer o trajeto da linha Centenário/Campo Comprido.
O veículo vai circular sem passageiros, mas rodará com lastro (bombonas de água ou sacos de areia) simulando condições bastante severas de operação. O teste deve durar 20 dias.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.