HomeDESTAQUELocação mantém alta nos segmentos residencial e comercial, em Curitiba

Locação mantém alta nos segmentos residencial e comercial, em Curitiba

A locação se mantém alta nos segmentos residencial e comercial em Curitiba. Conforme a pesquisa do Inpespar (Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial), o setor registra os melhores índices do ano, com studios, imóveis de dois dormitórios e unidades comerciais na região central liderando a procura. 

O levantamento indicou que, em maio, a Locação Sobre a Oferta (LSO) residencial foi de 23,8%, atrás do registrado em fevereiro (24%). O índice é superior ao de abril (1,3 p.p) e ao do registrado no igual mês de 2024 (2,3 p.ps). 

No segmento comercial, os números também são positivos, com LSO de 8,1%. O resultado é o melhor desde julho do ano passado (8,6%) e superior ao registrado em abril (0,9 p.p).

Entre os tipos de imóveis com o melhor desempenho, o destaque vai para os studios, que tiveram 29% da oferta negociada em maio. Em seguida, aparecem as residências de dois dormitórios. No segmento comercial, as casas também apresentaram bons resultados, passando de 4,9% para 12,2% de oferta negociada. 

Porém, o destaque fica com os barracões, com crescimento de 12,9% da oferta locada no período. Apesar de positivo, a pesquisa indica que a oferta de locação está baixa na capital paranaense.

Com relação aos bairros mais procurados, o Centro e o São Francisco lideram as buscas. Em seguida, estão Cristo Rei, Rebouças, Água Verde e Novo Mundo. Com a entrega de novos imóveis no segundo semestre, a expectativa da Inspepar é positiva.

“Falando de tendência e expectativa que a gente tem em relação ao mercado até o final do ano, é que se mantenha em alta. Há uma perspectiva de entrega de vários imóveis na capital, pode ser que a gente tenha esse esperado aumento na oferta de imóveis para locação, com estabilidade nessa alta”, avalia o vice-presidente do Inspepar, Leonardo Baggio.

Por fim, a inadimplência dos inquilinos, segue estável. Para o instituto, isso reflete o investimento das imobiliárias na análise criteriosa, que ajuda a prevenir os atrasos no pagamento do aluguel superiores a 30 dias.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS