
Movimentação de cargas nos portos do Estado cresce 6,3% no primeiro trimestre
O maior salto na movimentação de cargas do trimestre ocorreu em março, impulsionado principalmente pela soja em grãos, com 2 milhões de toneladas enviadas para outros países.
A movimentação de cargas cresceu 6,3% nos portos paranaenses no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 17,4 milhões de toneladas de janeiro a março de 2025, contra 16,3 milhões toneladas em 2024. Com isso, aumentam as chances de recorde ao final do ano – em 2024 foram 65,4 milhões de toneladas, maior resultado da história.
De janeiro a março deste ano, os portos paranaenses conquistaram marcos simbólicos. A exportação de grãos de soja, por exemplo, alcançou a marca de 4,1 milhões de toneladas, 13% a mais que no ano passado, quando foram exportadas 3,6 milhões toneladas. Já os fertilizantes lideraram as importações, com 2,7 milhões de toneladas neste ano.
O maior salto na movimentação de cargas do trimestre ocorreu em março, impulsionado principalmente pela soja em grãos, com 2 milhões de toneladas enviadas para outros países. Outro destaque foi o Terminal de Contêineres, com 804.939 toneladas embarcadas.
Nas importações, os principais insumos movimentados em março foram os fertilizantes (899.073 toneladas), os contêineres (580.469 toneladas) e os derivados de petróleo (403.863 toneladas).
“A soja e os fertilizantes foram os maiores volumes que movimentamos no primeiro trimestre, uma tendência que deve se manter nos próximos meses, devido à grande safra”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
“Os fertilizantes são nossa principal commodity de importação, e temos investido em inteligência estratégica para operá-los com cada vez mais eficiência”, complementou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.