Com crescimento de 8,1%, o Paraná foi o estado que registrou o maior crescimento da atividade econômica no país em fevereiro deste ano, em relação ao mês anterior. Os dados constam no Índice de Atividade Econômica Regional, divulgado pelo Banco Central.
No período, o Estado registrou o dobro do crescimento da média nacional, que foi de 4,1%. Na sequência do Paraná ficaram Goiás (6,6%), Santa Catarina (5,8%) e Pará (4,2%).
“Temos trabalhado para criar um ambiente próspero economicamente, com uma máquina pública mais eficiente, responsabilidade nas contas públicas e com um ambiente de negócios favorável aos investimentos. O resultado disso é que, nos últimos seis anos, o Paraná praticamente dobrou seu PIB e se tornou a quarta maior economia do Brasil”, destaca o governador Ratinho Junior.
O Índice de Atividade Econômica Regional é uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para medir, mensalmente, o ritmo da economia de 12 estados do país. Ele antecipa tendências do Produto Interno Bruto (PIB) antes da divulgação oficial do IBGE e considera dados como produção industrial, comércio, setor de serviços e agropecuária, gerando um retrato dinâmico do desempenho econômico local.
Economia paranaense aquecida
Para o Governo do Estado, o forte crescimento registrado no período está relacionado ao ambiente favorável aos investimentos do setor produtivo, o que fomenta uma economia aquecida.
Em fevereiro, o Paraná registrou a maior criação de empregos da série histórica, com quase 40 mil novas vagas criadas ao longo do mês. Neste mesmo período, o Estado também registrou o maior crescimento nacional do turismo e a segunda maior alta da indústria, por exemplo.
“Há um entendimento sólido sobre o papel crucial da iniciativa privada na melhoria da vida das pessoas, gerando empregos e mais renda. E para fortalecer essa dinâmica, implementamos ações como a desburocratização, os incentivos fiscais estratégicos e os investimentos robustos em infraestrutura”, afirma o secretário de Planejamento, Ulisses Maia.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.