Os Portos do Paraná registraram, em julho, a maior movimentação de carga em um único mês: foram mais de 7,3 mil toneladas. O valor representa um aumento de 6,5% em relação a agosto do ano passado, quando a movimentação chegou a seis milhões e oitocentas mil toneladas em um único mês.
Outro recorde foi o Corredor de Exportação Leste, responsável pela movimentação de granéis sólidos vegetais. Foram movimentados dois milhões e seiscentas mil toneladas em grãos e de farelos. Esse valor representa um crescimento de 1,55% em relação ao recorde anterior, de maio de 2023. Na época, foram movimentados dois milhões e meio de toneladas.
A soja em grão alcançou crescimento, com 55% de aumento em comparação a julho do ano passado. No acumulado desde janeiro, a oleaginosa também é um dos destaques, com 6% a mais em relação ao mesmo período de 2024.
Os índices mantêm a empresa portuária paranaense como o segundo maior corredor de exportação de soja do Brasil e um dos maiores portos graneleiros do mundo. Já na importação, o maior volume é de fertilizantes, que ao longo de 2025 acumula seis milhões e quatrocentas mil toneladas, 13% a mais que no ano anterior (5.695.697 toneladas).
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.