O setor madeireiro do Paraná acumula 25 milhões de dólares de prejuízos no mês de agosto após o tarifaço dos Estados Unidos. A taxação de 50% sobre a exportação de diversos produtos madeireiros tem objetivo de revitalizar a indústria americana e outras indústrias de valor agregado e tem causado impacto negativo no Paraná, com demissões e férias coletivas.
O dado faz parte de um estudo do Departamento de Economia Rural (Deral) do governo do Paraná divulgado nesta semana. O boletim destaca os principais avanços e desafios nas cadeias agropecuárias e no comércio exterior do Paraná.
As vendas brasileiras ao mercado norte-americano caíram 19% em relação a agosto de 2024, enquanto no Paraná a redução foi ainda mais acentuada, de 44%.
O café conseguiu manter estabilidade na receita graças ao aumento de preços e à diversificação dos destinos, com destaque para México, El Salvador e Colômbia. Já a bovinocultura avançou, com forte alta no sebo e ganhos em couros e gelatina, mais do que compensando as reduções na carne.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.