Agronegócio
Vinho paranaense ganha três medalhas de ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil

Vinho paranaense ganha três medalhas de ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil

A premiação da Grande Prova ocorre nesta quarta-feira (7) na Wine South América (WSA) 2025, a maior feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina, em Bento Gonçalves

Pedro Ribeiro - terça-feira, 6 de maio de 2025 - 11:00

O empresário e ex-deputado, Renato Adur, coloca no peito mais três medalhas da sua Vinícula Araucária, eleita a melhor vinícula de 2025 em 51 categorias. Foi uma prova às cegas, feita por 22 jurados da Grande Prova Vinhos do Brasil.  Três rótulos da Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, receberam medalha de ouro. São eles: Angustifólia Chardonnay Reserva, Angustifólia Cabernet Sauvignon e Angustifólia Merlot.

A premiação da Grande Prova ocorre nesta quarta-feira (7) na Wine South América (WSA) 2025, a maior feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Os jurados se reuniram de 24 a 27 de março último no Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro. Foram avaliadas 1.007 amostras de dez Estados brasileiros.

Foto: Divulgação

Os premiados

O Angustifólia Chardonnay Reserva, safra 2019, recebeu 91 pontos. É um vinho branco maduro e amadeirado. Versátil, é a combinação perfeita entre a concentração do vinho e o amadurecimento nos barris, o que proporciona fácil harmonização com pratos mais leve feitos à base de peixes e frutos do mar e outros mais intensos como carnes assadas, lombinho de porco, bacalhau e risotos.

O Angustifólia Cabernet Sauvignon, safra 2020, obteve 92 pontos. Trata-se de um vinho tinto encorpado de bom potencial de guarda. Amadurecido em barris de carvalho francês. Sua concentração e sua potência de sabor marcante combinam com pratos requintados e substanciosos, como carnes assadas, cordeiro, carnes de caça com molhos densos e queijos fortes.

Já o Angustifólia Merlot, safra 2018, ganhou 91 pontos. É um vinho tinto encorpado de uvas merlot engarrafado após um ano em barricas de carvalho francês. Harmoniza bem com cortes nobres de carne, pequenas caças, carnes brancas e aves com molhos densos e queijos fortes. Exala aromas complexos e profundos de café, chocolate, trufa, couro, frutas pretas, especiarias e, com o envelhecimento, notas sutis de caça.

Prata

Com medalha de prata foram premiados os vinhos Angustifólia Chardonnay (branco), o Gralha Azul Rosé, o Angustifólia Cabernet Sauvignon Gran Reserva (tinto), o Gralha Azul Merlot (tinto), o Gralha Azul Cabernet Franc (tinto), o Angustifólia Licoroso, o Angustifólia Merlot (tinto – safra 2021), e os espumantes Poty Lazzarotto Brut, Nature e Demi-Sec.

Compartilhe