Neurologista Matheus Trilico discute diagnósticos e desafios enfrentados por adultos autistas
Programa da TV Assembleia aborda o Transtorno do Espectro Autista em adultos, com insights do neurologista Matheus Trilico.
Na última edição do programa Assembleia Entrevista, transmitida na sexta-feira (16), o neurologista Matheus Trilico discutiu o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos. A conversa, conduzida por Gisele Camargo, abordou as dificuldades enfrentadas por aqueles que vivem com a condição, muitas vezes sem saber. O programa pode ser assistido às 13h no canal da TV Assembleia, com reprise às 18h.
Diagnósticos e desafios
Trilico explicou que, apesar do aumento no número de diagnósticos, ainda há uma grande quantidade de adultos que não busca identificação, especialmente homens, que frequentemente evitam cuidar da saúde. A paternidade ou maternidade muitas vezes serve como a “porta de entrada” para a consciência do TEA, levando muitos adultos a refletirem sobre suas próprias experiências.
Importância do diagnóstico precoce
Identificar a condição precocemente é crucial. Segundo Trilico, essa consciência pode evitar que muitos autistas desenvolvam o “masking”, uma estratégia de camuflagem das características da condição. Ele alerta que o esgotamento emocional, a ansiedade e o aumento do risco de suicídio são consequências graves desse comportamento.
Informações úteis
O programa também oferece informações sobre como realizar diagnósticos e os custos associados, enfatizando a importância de uma vida mais inclusiva e pertencente. “A vida é muito curta para carregar tanto peso”, concluiu o neurologista.
Como assistir
O programa “Assembleia Entrevista” pode ser assistido sintonizando o canal 10.2 em Curitiba e Região Metropolitana ou no canal 16 da Claro/NET.