Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião promove conscientização sobre saúde feminina
Conversa na Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião incentiva alunos a falarem sobre saúde com suas famílias.
Nesta sexta-feira (17), a Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião de Mello e Silva, em Curitiba, promoveu uma conversa com os alunos sobre a campanha Outubro Rosa, incentivando a discussão sobre saúde em casa. A pergunta “Mamãe, você já foi ao médico?” foi utilizada para chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Importância da conscientização
A diretora Edmara das Graças Aguirre Zanocini explicou que o objetivo do evento é que os alunos levem essa conversa para suas famílias. “Se uma parte deles chegar em casa e perguntar para a mãe, para a tia, para a avó, se elas estão se cuidando, o objetivo desse evento já vai ter sido alcançado”, afirmou.
Expansão do Outubro Rosa
O evento deste ano, além de abordar o Outubro Rosa, se expandiu para o Outubrinho Rosa, que foca na prevenção e no diagnóstico precoce voltados a meninas de até 15 anos. A Lei nº 15.009/2024, que criou o Outubrinho Rosa, complementa a Lei 13.733/18, ampliando a conscientização sobre a saúde feminina desde a infância.
Mensagem do secretário
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, comentou sobre a importância do espaço escolar para a socialização dos alunos da educação especial, destacando que os temas abordados no evento ajudam na conscientização das famílias sobre a saúde das jovens. “Os alunos vão levar pra casa o que aprenderam e discutir com os pais”, disse Miranda.
Ações educativas
O Outubrinho Rosa busca informar e orientar famílias e profissionais de saúde sobre a importância de cuidar da saúde das jovens, promovendo hábitos saudáveis e a vacinação contra o HPV. Essas iniciativas visam formar meninas mais informadas e confiantes sobre seus direitos à saúde e ao cuidado integral.