Peças do acervo do Museu Oscar Niemeyer estarão disponíveis ao público
A exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente” será aberta no dia 21 de outubro em Assaí, PR.
A partir do dia 21 de outubro, Assaí, no Norte do Paraná, receberá um recorte da exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON). A mostra, que conta com curadoria de Renato Araújo da Silva, reunirá aproximadamente 30 obras e estará aberta no Memorial da Imigração Japonesa. A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, afirma que a iniciativa é parte da política cultural do Paraná para democratizar o acesso à arte.
Articulação cultural
Com mais de 35 mil metros quadrados, o MON é o maior museu de arte da América Latina, abrigando coleções significativas de arte africana e asiática. A exposição em Assaí faz parte de uma doação histórica de cerca de 2 mil obras de arte africana, resultado de uma parceria com a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY), e busca expandir o acesso à arte para diferentes públicos. Além disso, a coleção do MON foi quintuplicada, agora contando com mais de 14 mil peças.
Curadoria e perspectivas
Segundo Renato Araújo da Silva, as obras expostas são provenientes de diversos países africanos, como Costa do Marfim, Mali, Nigéria, entre outros. A exposição visa elevar a arte africana ao patamar da arte mundial, promovendo um olhar mais inclusivo sobre as diferentes expressões artísticas. A abertura está programada para às 11h do dia 21 de outubro e a exposição ficará em Assaí até 25 de janeiro de 2026.
Localização e acesso
A exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente” ocorrerá no Memorial da Imigração Japonesa, localizado na Rua Presidente Kennedy, 480, Assaí – PR. Com essa iniciativa, o MON reafirma seu compromisso com a promoção da cultura, acessibilidade e valorização da arte em suas múltiplas formas.